Somos a Igreja?
- Luciano Daniel Bispo
- 15 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Esse é a primeira postagem do nosso site e nada mais natural do que começar tentando entender o significado da palavra igreja.
Para solucionarmos essa questão, podemos recorrer ás diversas explicações encontradas na Bíblia, ora explicando o significado de igreja como instituição e ora descrevendo a igreja como sendo os cristãos.
A palavra igreja vem do grego "ekklesia", que significa "uma assembléia de chamados para fora". Esse termo é aplicado a todo o corpo de crentes de uma cidade (Atos 11.22), uma pequena congregação local (1 Co 14.19) e também a todos os cristãos do mundo (Ef 5.32).
A Igreja, portanto, é a comunidade dos salvos, aqueles que foram resgatados de sua vã maneira de viver para se ocuparem dos assuntos do reino dos céus. Partilhando da fé comum, se unem amorosamente como uma grande família de fé, para edificarem uns aos outros enquanto aguardam o retorno de Jesus para buscá-los.
Igreja são todas as pessoas, em todo o mundo, que se converteram a Jesus Cristo e seguem Sua Palavra. É como um Corpo. Uma igreja é formada por pessoas, não por construções físicas (templos).
As pessoas não se reúnem na igreja. É a igreja que se reúne em um lugar.
Em 1Co 12:12-27 está escrito que o corpo de Cristo se reúne em vários lugares. Quando se reúnem, temos uma congregação. Sl 22.22: “A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação”. Congregar significa agregar com outros membros do Corpo.
Podemos ver alguns exemplos na Bíblia da palavra igreja sendo usada no plural, por exemplo, em Gálatas 1:2: “e a todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia”. Nota-se que “igrejas” nesse caso são os muitos grupos de pessoas reunidas em diferentes localidades.
Ser igreja, ou fazer parte da igreja, é uma ordem de Deus. O texto de Hb 10:25 diz: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.
Se é uma ordem de Deus, não temos o direito de achar que às vezes é importante congregar e às vezes não. Sempre é importante que eu esteja presente nos cultos a Deus juntamente com outras pessoas; poucas circunstâncias em nossa vida são empecilho para isso.
Porque é tão importante? Deus deixou detalhado o que fazer nos encontros. Observe 1 Co 14:26: “Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.”
Observe que o texto diz quando vos reunis, e não se vos reunis.
Devemos participar do corpo de Cristo, pois é isso que Deus espera de nós.
“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti” (João 17:21)
Que Deus o abençoe!!
Luciano Daniel Bispo
Comments